Darcio Martins – Thinkaholic

Experience @ 2k11 * – A Caminho do Blunt Of Judah

Com 15 anos de idade um X também foi Y

with 3 comments

father_son

Com 15 anos de idade uma pessoa rotulada como da geração X também teve as mesmas peculiaridades de um Y.

Amigos, venho percebendo que muitos especialistas vem discutindo as gerações. Classificam as gerações entre Baby Boomers aqueles que nasceram após a 2 Guerra Mundial (entre 1946 e 1964), Geração X os nascidos aproximadamente entre 1965 à 1981 e Geração Y ou conhecido também como geração internet e nascidos entre após 1980. Aliás agora uma nova categoria está entrando em pauta, seria a Gen Z. Mas essa história ficará para outra oportunidade.

Bem, venho discutir esta prática, a prática de ‘tagear’, rotular, dividir e categorizar pessoas. Tenho acompanhado na internet, nos livros, revistas, imprensa e em outras mídias, várias discussões sobre as Gerações. Ontem mesmo aqui em São Paulo, no #resultsonday houve diversas palestras sobre o tema gerações. Palestraram no evento pessoas importantes como o professor da ECA, o ilustre Luli Radfharer e o escritor Sidnei Oliveira. Na platéia encontrava-se vários jovens, jornalistas e profissionais de Recursos Humanos.

Tenho comigo que esta história de gerações não é algo que deva mesmo ser levado em conta, afinal é essa mesma turma que se diz estudiosa das Gerações, profissionais de Marketing, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administração que dizem que nos seres humanos somos únicos. É neste ponto que me apego, se somos realmente únicos por que essa incessante busca por categorizar Gerações (pessoas).

Somos únicos. Nós seres humanos somos pessoas com diferenças peculiares intrínsecas. Diferenças presentes em cada indivíduo. Somos únicos por natureza.

Uma constatação: Dizem que os Y’s são contestadores, sempre discutem velhos preceitos. – Pergunto: Com 15 anos de idade uma pessoa que hoje tem 35 anos de idade também não contestava seus pais e os preceitos/postulados da época? – Claro que sim.

Os X’s também tinham essa postura de um Y’s de hoje quando com 15 anos de idade. Eles experimentaram as drogas, eles provaram do amor livre e estiveram em Woodstock.

O que existe não são diferenças entre gerações mas sim amadurecimento do indivíduo.

As gerações são iguais, o que muda é apenas o cenário e o ambiente atual. Visualize, primeiro estávamos todos trabalhando na roça e o pai dizia: – Filho, largue este livro e venha ajudar no trabalho da roça. Anos seguintes: – Filho, largue esta televisão e vá ler um livro. Anos depois: – Filho, largue esta internet e venha assistir TV junto de toda a família. Percebe? Não há diferença entre gerações existem apenas novos hábitos e novos cenários.

As pessoas continuarão sendo sempre únicas. Filhos sempre contestarão os pais. Funcionários sempre irão reclamar de seus chefes. E nada disto é culpa das gerações, mas é algo intrínseco nas pessoas.

Amplexos, c ya!

Clique no link Leave a Comment logo abaixo do título do post e dê também suas dicas .

Darcio Martins

Messenger/E-mail: darcio_martins[at]hotmail.com
Twitter: http://www.twitter.com/darcio_martins

Anúncios

Written by Darcio Martins Mogi das Cruzes/SP

setembro 24, 2009 às 9:57 pm

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Dárcio … Concordo com você em termos …

    O que eu acho que muda e que faz muita diferença, são os modelos mentais de cada geração … Como bom psicólogo, não dá pra deixar de notar que peculiarmente as pessoas são fruto também do meio bio psico social
    Você é ótimo !

    Rudney

    setembro 25, 2009 at 11:49 am

  2. Eis o “X” da questão!

    Muito bom!

    @ricslombardi

    janeiro 6, 2010 at 4:46 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: